A Cruz Vermelha Portuguesa foi criada a 11 de Fevereiro de 1865, com o nome de Comissão Portuguesa de Socorros a Feridos e Doentes Militares em Tempo de Guerra, pelo médico militar José António Marques que, no ano anterior, tinha representado o rei D. Luís I na conferência internacional que deu origem à I Convenção de Genebra.
Ao longo da sua história a Cruz Vermelha Portuguesa prestou auxílio em todas as guerras e grandes catástrofes que Portugal esteve envolvido. Prestou também auxílio internacional em situações de catástrofes e guerras no estrangeiro.
A Sociedade Portuguesa da Cruz Vermelha foi feita Grande-Oficial da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito a 29 de Março de 1919, Grande-Oficial da Ordem Militar de Cristo a 29 de Outubro de 1925 e Grã-Cruz da Ordem de Benemerência a 5 de Outubro de 1933. A 15 de Novembro de 1982 a Cruz Vermelha Portuguesa foi feita Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.
A sede nacional da CVP está localizada no Palácio dos Condes de Óbidos em Lisboa. Possui estruturas locais distribuídas por todo o país
Como estruturas descentralizadas por todo o território nacional, a CVP possui 170 delegações ou centros humanitários. Estas estruturas locais têm a sua própria direção, a quem compete a gestão da atividade da instituição a nível local.
De momento a Cruz Vermelha Portuguesa tem ofertas de emprego em aberto. Estão a recrutar para;
- Estágio ATIVAR – Publicidade e Marketing – Comunicação e Marketing;
- Auxiliar de Serviços Gerais;
- Estágio IEFP – Especialista em Publicidade e Marketing;
- Estágio IEFP – Especialista em Assuntos Jurídicos.
Para consultar toda a informação que necessite, junto com vagas e localizações, tem a opção de o fazer aqui.